Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Leucomalácia Periventricular ( LPV)



É um tipo de lesão cerebral que afecta recém-nascidos. Os ventrículos cerebrais são câmaras cheias de líquido. LPV é o enfraquecimento/isquemia do tecido cerebral ao redor dos ventrículos. Isso ocorre porque o tecido cerebral é ferido ou morto. Ela pode ser causada pela falta de fornecimento de sangue para o tecido, antes, durante e após o nascimento. É muito difícil dizer quando isso acontece. LPV é associado com HIV (hemorragia intraventricular).

Causas e Fatores de Risco

LPV é muito mais comum em lactentes prematuros que nos lactentes nascidos a termo.
Acredita-se que uma das principais causas desta condição são as mudanças no fluxo sanguíneo para a área ao redor dos ventrículos do cérebro, uma área frágil e propensa a lesões, especialmente antes de 32 semanas de gestação.
Quanto mais prematuro o bebê é, maior o risco de desenvolver esta doença.
Os bebês prematuros que têm hemorragia intraventricular (HIV) também estão em maior risco de desenvolver esta condição.

Sinais e exames:

Os testes utilizados para diagnosticar LPV incluir um ultra-som e ressonância magnética da cabeça.

Tratamento

Não existe tratamento para LPV.

Expectativas (prognóstico)

LPV é frequentemente associada com problemas neurológicos e de desenvolvimento em bebês , geralmente durante o primeiro ano de vida. Esta condição pode levar à paralisia cerebral, especialmente espasticidade (rigidez ou aumento do tônus muscular) nas pernas.
Bebês com LPV correm o risco de sérios problemas neurológicos, especialmente aqueles que envolvem movimentos como sentar, engatinhar, andar e mover os braços, porque esses bebes podem necessitar de fisioterapia.
Leucomalácia pode levar a problemas tanto de desenvolvimento físico como cognitivo( defict visual, auditivo, e na fala). Contudo, a gravidade desses problemas varia. Em alguns casos leves, a leucomalácia periventricular foi detectado em exames de imagem, mas não apresentavam sintomas. Neste caso, o bebê ainda necessidade de avaliações periódicas para detectar qualquer sinal de problemas. Nos casos mais graves, a LPV pode causar, paralisia cerebral ou outras formas graves de atrasos físico e cognitivol. Só o tempo dirá quão grave deficiência da criança. Uma criança com diagnóstico de LPV deve ser regularmente avaliada por um especialista de desenvolvimento. Isto pode ajudar a detectar problemas mais cedo para que você e seu bebê pode obter ajuda rapidamente.

no caso da Luisa ela tem o diagnóstico de LPV, leve não afetou a parte neurológia só motor, dos membros inferiores e visão, onde foi corrigido desde cedo com auxílio de óculos e esta tendo atendimento intensivo de fisioterapia, com hidro e irá começar a eco terapia.

28 comentários:

  1. Muito bom. Deus abençoe afamília de vocês.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Deus abençoe afamília de vocês.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por compartilhar essas informações e que DEUS continue abençoando você a Luisa e todos os demais membros de sua família.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma filha com diagnóstico LPV e leva uma vida normal esta cursando 8@ série e nem medicamentos ela ñ precisa mais com a graça de Deus.fez atendimentos especializado até 7 anos agora frequenta a escola pública tudo normal.tomou remédio até os 10 anos depois ñ precisou d mais nada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Boa noite ...tenho um filho de 13 anos com LPV...ele tem sofrido muito pois tem dificuldade de se relacionar com as outras crianças que o rejeita por conta do atraso da fala dele ...gostaria de saber se existe algum grupo de crianças com quem ele poderia fazer amizade com o mesmo caso dele ?

      Excluir
    2. Oi Bernadete, gostaria de saber se conseguiu todo o tratamento pelo Sus, pois eu não tenho condições e aqui na minha cidade ninguém quer fazer nada por mim.

      Excluir
    3. Oi barnadete gostariade sabe quais foramos tratamento para seu filho meu bb ten o mesmo padrãoe os médicos dis que ele nao vai anda nem fala nem ver me dis como esta sendo seu dia a dia

      Excluir
  5. Boa noite . meu bebê nasceu prematuro e teve o diagnóstico de leucomalacia e ainda não anda, estou preocupada pq teve alta da fisioterapia, será que vai andar normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...espero que estejam bem...tudo dará certo...se precisar informaçies. andreiedfisica@hotmail.com

      Excluir
  6. Boa noite . meu bebê nasceu prematuro e teve o diagnóstico de leucomalacia e ainda não anda, estou preocupada pq teve alta da fisioterapia, será que vai andar normalmente.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, também tenho uma filha chamada Luísa que foi diagnosticada com Leocomalácea dia 01/04 aos 6 anos, depois de passar por vários especialistas e de muitos acharem que ela era Autista. Hoje ela fala algumas palavras, tem problemas e visão e coordenação motora, cursa o 1º ano, frequenta fono, psicopedagoga, faz natação, ballet, toma medicações e é muito feliz e afetuosa, cercada de muito amor.

    ResponderExcluir
  8. Olá, minha filha foi diagnóstiada com leucomalacia agora é já está fazendo fisioterapia a já um mês vem evoluindo muito bem e ela vai fazer oito meses agora dia onze

    ResponderExcluir
  9. Olá, minha filha foi diagnóstiada com leucomalacia agora é já está fazendo fisioterapia a já um mês vem evoluindo muito bem e ela vai fazer oito meses agora dia onze

    ResponderExcluir
  10. Meu filho tem essa doença só que dum sete meses pra vem dando umas crises nele ele está tomando tegretol 1200 mg vamos ver se vai parar as crises nele o neuro começou a subir a dose do remédio aos poucos hoje ele receitou essa dosagem vamos ver se Deus ajudar para não dar mais crises e meu filho poder ter uma vida normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola as crises são comuns...mas desaparecem ao longo do tratamento..Deus abençoe

      Excluir
  11. Meu filho tem essa doença só que dum sete meses pra vem dando umas crises nele ele está tomando tegretol 1200 mg vamos ver se vai parar as crises nele o neuro começou a subir a dose do remédio aos poucos hoje ele receitou essa dosagem vamos ver se Deus ajudar para não dar mais crises e meu filho poder ter uma vida normal.

    ResponderExcluir
  12. oi eu tenho LPV e tenho uma vida normal. Provavelmente vou ter que tomar remedio pelo resto da vida mas tirando isso eu to ótima. Só lamento ter demorado tanto pra ter diagnosticado.

    ResponderExcluir
  13. oi eu tenho LPV e tenho uma vida normal. Provavelmente vou ter que tomar remedio pelo resto da vida mas tirando isso eu to ótima. Só lamento ter demorado tanto pra ter diagnosticado.

    ResponderExcluir
  14. Oi tenho uma filha, Brenda é gemelar e ela teve LPV, lesão leve, tem 4 anos e desde 6 meses faz fisioterapia, hidro e agora faz ecoterapia, mas me preocupa a questão que ela não afirma muito bem o tronco, por isso não anda sozinha. Alguém poderia me dizer se com esses casos a criança tem condições de andar?

    ResponderExcluir
  15. Minha filha foi diagnosticada com LPV... foi prematura de 30 semanas pesando 1,375 kl. Ainda não senta nem firma bem o pescoço. O não firmar do pescoço pode ser devido a hipermetropia que foi diagnosticada... e hj passou a usar óculos, aparentemente ela não entorta mais o pescoço lateralmente para enxergar...
    Acho que cada criança com LPV vai desenvolver no seu ritmo. O mais importante é não perder a FÉ e fazer muita estimulação precoce....

    ResponderExcluir
  16. Minha filha foi diagnosticada com LPV... foi prematura de 30 semanas pesando 1,375 kl. Ainda não senta nem firma bem o pescoço. O não firmar do pescoço pode ser devido a hipermetropia que foi diagnosticada... e hj passou a usar óculos, aparentemente ela não entorta mais o pescoço lateralmente para enxergar...
    Acho que cada criança com LPV vai desenvolver no seu ritmo. O mais importante é não perder a FÉ e fazer muita estimulação precoce....

    ResponderExcluir
  17. Boa noite a todos!
    Meu filho Matheus foi diagnosticado com LPV aos cincos anos, depois de vários médicos e muitas internações e vários exames. Passamos por muitas coisas, ele sofreu muito, mas graças a Deus que nos deu forças pra lutar por ele, hoje está com 21 anos, conclui o ensino médio dentro das limitações dele. Devido a LIV, ele desenvolveu retardo mental leve e epilepsia, toma um medicamento chamado oxcarbazempina 1800mg/dia.
    O maior desejo dele hoje é arrumar uma namorada e fazer curso de mecânico.
    Ele é uma criança grande e precisa de mim, pra muitas coisas.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite!Eu tenho um filho de 14 anos foi diagnosticado com LPV,é uma luta constante desde que entrou na escola tem bastante dificuldades em acompanhar,agora ele está no sétimo ano é um menino normal outras coisa aprende com muita facilidade...Mais como mãe sempre vou lutar pelos direitos do meu filho

    ResponderExcluir
  19. Então meu bebê foi diagnosticado com paralisia cerebral hipotônica vejo que você responde muitas pessoas se tiver como tirar minhas dúvidas tratamento desenvolvimento e se tem alguma síndrome relacionada a isso

    ResponderExcluir
  20. Boa noite meu bebê tem 2 anos e na ressonância magnética do crânio dele deu lpv discreta e má sinais de rotação hipocampal bilateral. O que quer dizer isso. Q só vou dia 13 de junho no neuropediatria.

    ResponderExcluir